Quem somos


Nossa Igreja começou a ser construída em 1990, como parte do Complexo Religioso-Educacional 13 de maio, por iniciativa do Revmo. Pe. Fernando Arêas Rifan.

No dia 18 de janeiro de 2002, para acolher os Sacerdotes e fiéis da linha tradicional da Diocese de Campos, o Papa São João Paulo II criou a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, uma espécie de Diocese pessoal, com a faculdade de celebrar a liturgia na forma extraordinária do Rito Romano.

Pelo decreto de Ereção Canônica da Administração Apostólica Animarum Bonum, o Santo Padre elevou nossa Igreja à dignidade de Igreja Principal (equivalente a Catedral) da mesma Administração Apostólica: “A sede da Administração estará situada na cidade de Campos e terá como Igreja Principal o templo do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima” (Administrationis sedes in urbe Camposina locabitur atque princeps erit templum Immaculati Cordis Dominae Nostrae Rosarii Fatimensis – Decreto Animarum bonum, n.° XIII).

 

Na Quinta-feira Santa, dia vinte e oito de março de 2002, nosso primeiro Bispo Administrador Apostólico Dom Licinio Rangel, erigiu nossa Igreja em “Paróquia Pessoal do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, nomeando para Pároco o Revmo. Pe. Fernando Arêas Rifan e como Vigário Paroquial o Pe. Claudiomar Silva Souza.

No dia 18 de agosto de 2002, nosso primeiro Pároco Pe. Fernando Rifan foi ordenado Bispo Coadjutor da Administração Apostólica por S. Em.ª o Cardeal Darío Castrillón Hoyos (+ 18/05/2018), então Prefeito da Congregação para o Clero.

Com o falecimento de D. Licínio Rangel (+ 16/12/2002), Dom Fernando Rifan o sucedeu como Administrador Apostólico e, no dia 19 de janeiro de 2003, nomeou como seu sucessor Pe. Claudiomar Silva Souza.